Como escolher o tecido ideal para o seu sofá? - Loja Enele Como escolher o tecido ideal para o seu sofá? - Loja Enele

Blog das lojas

28/01/21

Como escolher o tecido ideal para o seu sofá?

A Loja Enele fornece algumas dicas 

Ao escolher o seu sofá, o tecido não é somente um detalhe estético. Vai muito além da beleza: ele é fundamental para garantir mais durabilidade e resistência ao seu novo móvel.

Alguns tecidos sujam mais que outros, alguns são mais quentes, outros são mais resistentes às interferências de animais domésticos, outros são macios.

Há os melhores e mais indicados para quem tem filhos pequenos e para pessoas alérgicas. Não existe ”o melhor tecido”, mas sim tipos diferentes, para famílias diferentes, para hábitos e realidades diferentes.

Defina suas necessidades e prioridades para escolher o tecido do seu novo sofá, dentro das opções existentes. Para isso, apresentaremos algumas opções, acompanhe:

Linho

O linho é um tecido natural. Resistente, durável e antialérgico, ele também tem qualidade e beleza. Tem as tramas abertas, o que favorece sua estética elegante.

É um tecido que não esquenta muito, sendo uma ótima opção para lugares quentes. Como tem tramas abertas, o cuidado na limpeza pode ser feito com auxílio de empresa especializada.

 

Couro sintético

Opção ao couro natural, existem alguns tipos de couros sintéticos e as diferenças estão ligadas em relação à qualidade, textura, maleabilidade, durabilidade e conforto térmico. Uma grande vantagem é que o couro sintético quase não absorve líquidos e a limpeza é facilitada.

Este fator também é favorável para quem é alérgico e para casas com crianças pequenas.

É também uma opção para quem tem pets, pois não tem tramas aparentes para que os fios sejam puxados e danifique o revestimento.

Quanto ao conforto térmico, os couros sintéticos são quentes no verão e frios no inverno.

 

Suede

Um característica que agrada nos suedes é sua textura. Geralmente tem toque macio, fazendo com que o sofá garanta mais conforto.

Muitas vezes comparado ao veludo, o suede é mais fino e tal qual o veludo este tecido pode marcar ao toque.

O suede se popularizou e é usado em regiões frias e quentes. Entretanto, ele é um tecido mais quente. Essa categoria de tecidos tem opções de cores.

 

Algodão

O tecido de algodão tem fibra natural e por isso é conhecido por sua maciez e conforto. O algodão é considerado um dos melhores materiais para se fazer um sofá.

É um tecido leve, resistente e natural. Geralmente é agradável ao toque.

 

Veludo

O veludo é um tecido usado na decoração há muitos anos. Por muito tempo foi utilizado em sofás mais clássicos, hoje também podemos ver em sofás mais clean.

Neste tipo de tecido, as manchas de sujeira podem aparecer com mais facilidade, necessitando de cuidados.

O veludo é um material elegante e seu toque macio deixa o ambiente aconchegante. 

Como é um tecido mais quente, é recomendado para locais mais frios.

 

Jacquard

Este tipo de tecido é antigo. São tecidos estampados durante a tecelagem.

Atualmente não vimos muito este tipo de tecido em ambientes, mas quem deseja uma decoração mais viva e marcante, é uma opção a considerar.

 

Chenille

O chenille já foi um dos tecidos mais utilizados para revestimento de sofás pois é confortável.

Mas, com o tempo, surgiram novas opções e ele está praticamente em desuso. A composição dele é algodão, seda e lã e geralmente eles têm como característica umas linhas.

 

Tweed

Considerado um tecido nobre, ele é resistente, confortável e durável. Como é um tecido encorpado, sua estrutura tende a aquecer o ambiente e acaba sendo mais usado em regiões frias.

O tweed tem fibras mescladas e isto é considerado um charme.

 

Sarja

Feito geralmente de algodão e poliéster, a sarja é um material resistente e durável, mas pode dar uma aparência mais robusta ao sofá.

Não é um tecido quente, sendo recomendado para locais quentes e frios. Pode manchar com facilidade, principalmente com líquidos.

 

Tafetá

É um tecido parecido com seda, porém mais encorpado. Tem muitas opções de cores.

 

Couro

O couro é resistente e se mantém através dos tempos. Ele combina com todos os tipos de decoração. Mas também existem diversos tipos no mercado, em graus diferentes de qualidade.

A limpeza é fácil.

 

Existe essa variedade de tecidos à sua escolha. Siga seu estilo de decoração e suas necessidades para escolher o que se adapta melhor ao seu ambiente.

Postado por Vox Brazil Comunicação.